História de Playfair Display

Playfair Display é uma fonte serifada e transicional.

Ela foi projetada pelo designer de fontes Claus Eggers Sørensen e publicada sob a Open Font License 1.1, licença que concede o uso gratuito da fonte e permite estender e modificar a família se o desejar. Os arquivos completos da fonte estão disponíveis aqui: https://github.com/clauseggers/Playfair/releases

A fonte foi lançada em 2011. Embora relativamente nova, Sørensen inspirou-se na época do Iluminismo do final do século XVIII. Muito embora não seja um renascimento de nenhum design específico, ele é influenciado pelos designs do impressor e designer de fontes John Baskerville, da fonte do perfurador William Martin para a edição ‘Boydell Shakspeare’ (sic) e dos designs ‘Scotch Roman’ que se seguiram.
Claus Eggars Sørensen, descreve-a no seu site ForTheHearts da seguinte forma:

Uma família de fontes de código aberto para uso em exibição e títulos: Playfair é um design de transição. Desde a época do Iluminismo, no final do século 18, as penas de ponta larga foram substituídas por canetas pontiagudas de aço. Isso influenciou as formas das letras tipográficas a se distanciarem cada vez mais das escritas. Os desenvolvimentos na tecnologia de impressão e na fabricação de tinta e papel tornaram possível imprimir letras de alto contraste e linhas delicadas.

O nome da fonte Playfair foi de facto inspirado nos irmãos Playfair da Escócia. Procurava um nome da época em que o estilo de transição das fontes (ao qual pertence o Playfair Display) foi desenvolvido, e de preferência com uma ligação escocesa, uma vez que o Playfair Display é inspirado no chamado estilo romano escocês desenvolvido pelos impressores em Escócia. Com isso em mente, o Playfair era atual, evocativo da época e de uso gratuito (importante para um produto OpenSource).

Sobre os irmãos Playfair
John Playfair (1748-1819), foi um cientista e matemático e seu irmão James Playfair (1755-1794), um arquiteto que trabalhou principalmente na tradição neoclássica.

https://photographworks.me/2015/11/19/the-origin-of-the-playfair-typeface/
https://medium.com/@manahabibian/playfair-display-a-typographic-specimen-b311856700bd
https://www.forthehearts.net/about/
https://fonts.google.com/specimen/Playfair+Display

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *